quinta-feira, 22 de novembro de 2012

MUITOS ERROS

O Sporting mudou de treinador. Precisa-se de tempo, mas eu preciso de 5 jogos para ver se é treinador ou não, se percebe o que anda a fazer ou nem por isso. E de facto não percebe.

São mesmo muitos erros e não se percebe bem como é que ainda se cai neles com a mesma ingenuidade de quem já tem a idade que tem, o passado como futebolista (que deveria ajudar) que tem e 2 campeonatos da Bélgica.

1) Carrillo demonstrou hoje (e não foi a primeira vez) que não pode jogar só meia hora. Ou começa o jogo todo ou então não resulta. Não serve. Há muitos jogadores assim. Labyad não pode jogar na direita, porque não é o seu lugar de origem (esquerda ou centro). E neste jogo Capel deveria estar na direita do ataque aos 2 minutos de jogo, quando se percebeu que o defesa esquerdo do Basileia era adaptado. Ganharia mais facilmente os duelos e poderia cruzar como gosta. Não. Continuou na esquerda, sozinho (Insua está uma nódoa do que foi o ano passado...) e não pôde, porque não tem pé direito, fazer os raides para dentro como gosta.

2) Rinaudo é muito melhor jogador que Gelson. Gelson é esforçado? Sim. Mas Rinaudo dá dez a zero sem correr metade do que corre Gelson. O primeiro golo é uma falha de marcação onde o trinco deveria estar, além das inúmeras situações pelo meio, onde nunca esteve. Rinaudo é mais jogador, está mais presente e dá muito mais segurança em tudo, a começar pela forma como passa as bolas aos colegas. Pranjic é medio centro e não um nº 10 como Vercauteren quiz fazer hoje. Nem pensar. Quando muito Elias poderia fazer tal posição, mas nem esse serve. Quando muito deveria fazer descair Pranjic para a esquerda e Labyad para o centro, recuando mais o duplo pivot Gelson-Elias.

3) Não é possível que, num jogo que fosse para ganhar, a equipa entrasse nitidamente a dormir. Ou foi falta de confiança ou então é falha do treinador. Aqui ainda admito que pudesse ser culpa da confiança. Mas Vercauteren vinha de uma boa vitória com o Braga. Não havia motivo para falta de confiança e muito menos entrar a dormir. Ainda para mais com o Genk a fazer a parte dele, frente ao Videoton.

4) RVW é um ponta de lança que gosta de jogar com apoios e não de costas para a baliza, sozinho. Mas para isso Capel tem que estar na direita e Labyad no centro. Erro crasso. Podia ter começado por aqui para eliminar os erros todos.

Cada vez mais me convença que percebo muito de futebol. Pelo menos no FM não faço estes erros todos...