segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

FC PORTO X SC BRAGA

Meu caro Nuno Espírito Santo,

Não tenho escrito nada porque não tenho visto os jogos, e não gosto de comentar jogos sem os ver.

Posto isto, vamos ao que interessa - o jogo. Correu bem, ganhamos e isso é o que interessa. Queria começar por lhe dar os parabéns. Percebeu finalmente que o belga que mandou vir é mesmo um flop e não teve problema nenhum em deixá-lo na bancada. Boa notícia e gostaria de parabenizá-lo por isso.

Segunda boa notícia: percebeu que o Herrera não serve para jogar a titular no FC Porto e não tem tido qualquer problema em deixá-lo no banco. Boa notícia e gostaria de parabenizá-lo por isso.

Terceira boa notícia: a lesão do Otávio pode ajudar a potenciar o Brahimi. Gostei de ver que não hesitou em chamá-lo a jogo e compreendi que o argelino só não joga porque o brasileiro está melhor. Agora como está lesionado, Brahimi terá que ser, finalmente, chamado mais tempo a jogo.

Gostei de ver a determinação e a atitude da equipa. O jogar "à Porto" baseia-se na atitude e no compromisso face ao jogo. Querer ganhar e lutar até ao fim por isso. Como quem não tem cão caça com gato, não tendo um PLC experiente colocou um atleta da equipa B, e foi ele que marcou o golo. Foi bom para ele, mas essencial para a equipa. A catarse que esse momento causou terá que ser um momento importante da época, não pela sua sobrevivência enquanto treinador, mas pela confiança que terá que trazer para o futuro.

Queria congratulá-lo, finalmente, por não ter atirado a toalha ao chão. O jogo com o Belenenses, para a Taça CTT foi a prova mais concludente de que, até podendo ter melhor onze que os outros, não temos, definitivamente, melhor equipa. Isto porque (e não obstante termos sido mais uma vez prejudicados - já volto a isto daqui a bocadinho) as nossas alternativas são notoriamente inferiores face aos titulares, o que não favorece em nada a rotação de plantel que é necessária. Gostaria, contudo, de perguntar o que é feito de André e Sérgio Oliveira (um pela raça e outro pela qualidade de passe e marcação de bolas paradas) que não têm sido muito utilizados e que, por exemplo, poderiam ajudar a refrescar Óliver.

Queria congratulá-lo porque, apesar de todas as contrariedades, a equipa continua a jogar da mesma forma, com os mesmos processos. Isso evidencia uma confiança de que o processo é o correcto. E isso é bom, porque mostra, não parecendo, liderança. E isso, meu caro Nuno, é o que tenho vindo a alertar: é a sua capacidade de liderança que pode ajudar a mitigar alguns dos problemas que esta estrutura, outrora tão famosa, tem vindo a padecer.

Por fim, gostaria de falar sobre as suas conferências de imprensa. Na minha modestíssima opinião, penso que tem que mostrar mais "fibra" e não ser tão bonzinho e bem-falante. Falta mesmo dizer a parte do "fomos roubadinhos", ou pelo menos a parte do "não nos comem de cebolada". Dizer que "atacar o Porto tornou-se normal e isso não podemos aceitar" é demasiado bonito para um meio onde nem sempre a parte do bonito conta.

Não gosto também de o ver a fazer desenhos. O senhor não tem que estar a justificar a sua ideia. Você tem uma ideia e aplica-a. O resto, quem não perceber que lhe mande um email e o senhor explica. Isso dá uma noção de "fraqueza" que, neste momento, não é necessária.

Por fim, quando lhe perguntarem pela saída do Herrera diga que sim, que não se importa que ele saia. Diga que a SAD tem que cumprir os seus compromissos e para issso que saiam os jogadores que tenham que sair. Relembro que Casillas, Maxi, Herrera e Brahimi são dos mais bem pagos do plantel e a sua saída seria importante para baixar o valor pago em ordenados. Alternativas? Marafona (comprado ao Braga) e José Sá e Gudiño. Ricardo Pereira e Victor Garcia, Rafa Soares, Francisco Ramos e, porque não?, Bruno Fernandes da selecção sub-21, que não será, penso, muito mais caro que Depoitre. Mas isso será tema para uma carta mais para o final deste mês, sobre algumas sugestões para compôr o plantel.

De resto, não tenho mais nada para lhe dizer. Para 4a feira a receita terá que ser a mesma. E continuar a pôr o André Silva a marcar os penalties. Que raio!, ele um dia haverá de acertar outra vez e substituí-lo poderá ser contraproducente para a confiança dele.

Continuação de um bom trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário