Tenho andado sem tempo para escrever por estes lados, a modos que este post vai ser algo longo. A propósito, escrevo ainda segundo o anterior acordo ortográfico. O novo fere-me a vista e parece que estou a escrever cheio de erros.
Comecemos pelo mais importante. A nossa dívida continua a taxas de juro fantásticas. Dentro de algumas semanas vai haver mais um leilão de dívida pública e interessa saber a que taxas é que são negociadas, por outras palavras, a que juros pagamos o que pedimos emprestado. Por outro lado, começam a ser cada vez mais as vozes que clamam por uma intervenção do FMI em Portugal. Só se for para pôr o governo na rua, mais nada. Pouco mais podem fazer...
O nosso Primeiro foi fazer uma visitinha à sra. Merkel, assim como quem vai mostrar os TPC's para correcção. 45 minutos de conversa (e já foi muito, Portugal não vale assim tanto para aquela gente...) e mais uma conferência onde se disse nada e coisa nenhuma. O habitual naquelas circunstâncias.
Internacionalmente estamos aviver o III Choque Petrolífero. Nem mais. As guerras nos países produtores de petróleo que fizeram disparar o preço vão resultar nisto mesmo, um Choque Petrolífero. Daí que o gasóleo esteja cada vez mais caro, e mais caro se torne.
Em terras lusas, o nosso PR toma posse na próxima quarta feira. Estou muito curioso para saber como vai ser o discurso de Cavaco. Se for como sempre, não diz absolutamente nada e faz um exercício político como deve ser. Se disser alguma coisa, já vai ser uma novidade. A ver vamos... No dia seguinte é discutida uma moção de censura (chumbada antecipadamente...) pelo BE. Se fosse em Maio, antes da discussão do PEC, não tenho a certeza de qual seria o desfecho da votação. Foi bem pensado. Deu para encurralar toda a gente, da esquerda à direita.
Parece que vai haver uma manifestação da "geração que para ser escrava precisa de estudar", como baptizou uma cantora muito conhecida. Segundo consta, parece uma crítica ao sistema como as coisas andam. Ironicamente, o PCP já aderiu à manifestação e a FENPROF também tem outra coisa agendada para esse mesmo dia. O Festival da Canção foi ganho por uma canção muito crítica da situação actual. Parece o período pré-25 de Abril, em que se criticava muito, sem se dizer explicitamente nada - as cantigas de intervenção.
Os Estatutos da FPF parece que ainda não foram aprovados e o pessoal da FIFA e da UEFA já está a perder a paciência. Parece que há uma minoria de bloqueio. Quando os clubes portugueses e a Selecção forem suspensos, então vão dizer que é urgente, como é tipicamente à portuguesa, "depois de casa arrombada, trancas na porta". Típico.
O Porto vai ganhando. A jogar mal, bem ou mais ou menos, vai ganhando. E isso é o principal. No jogo contra o Marítimo e depois contra o Sporting verificou-se algo que o Presidente do SLB não criticou, que foi o sistemático empurrão dos árbitros, beneficiando o Benfica. Basta rever o jogo e reparar nos pequenos pormenores que decidem um jogo, como por exemplo, um cartão amarelo por mostrar, que posteriormente com outra amostragem, daria expulsão. Mas já se queixou porque o Javi Garcia foi expulso por uma tentativa de agressão, que dá com toda a justiça um Cartão Vermelho. Enfim...incongruências. Ou não, se admitirmos que o "erro humano" só se pode dar quando se favorece o SLB. O Sporting despediu o treinador, e ficou a jogar melhor. Foi automático. Pena foi que não tivessem feito isso há mais tempo. E, para variar, o Sporting foi roubado na Luz. Sobre as eleições do SCP escrevo noutra data. O Braga ganhou ao Benfica e está a 1 ponto do Guimarães. A modos que, se o Guimarães for à final da taça, o Braga vai à Liga Europa. Senão, a coisa fica negra.
Noutros campeonatos, o Real vai ganhando, mas empatou na Corunha (onde o Mourinho quase que era esfaqueado...) e repôs a diferença em 7 pontos para o Barça. É dificil jogar contra eles, ainda para mais porque, em caso de dúvida, o campo inclina ligeiramente. Mas lá não se tem por hábito falar dos senhores de preto. Na Alemanha o Dortmund já vai com uma série de pontos de avanço sobre o segundo e o Bayern vai mandar o senhor Van Gaal embora. Em Inglaterra o United tem a vida mais complicada, perdeu os últimos dois jogos contra candidatos ao título e viu a vantagem esfumar-se para o Arsenal. Arsenal, que perdeu a Taça da Liga com um golo algo caricato. O Milan lá vai liderando o Campeonato Italiano, sem grande concorrência à vista, uma vez que o sr. Benitez desbaratou tudo o que o Mourinho lá deixou.
Por Vila Real, só dizer que fizeram um artigo de opinião num jornal local a comparar-me a um prodígio (exagerado, como é obvio) e que tive muito que fazer, mas ao menos as coisas já vão andando melhor, o que é sempre bom. Em contrapartida, os professores estão cada vez mais chatos (exceptuando a Celina, pois claro...essa sempre cinco estrelas...) e que serei mais um dos desempregados deste país após concluir o meu cursinho, o que espero eu que decorra até ao final deste semestre.
Penso que não falta mais nada...caso falte, agradecia a quem mo recordasse...
Sem comentários:
Enviar um comentário