terça-feira, 13 de setembro de 2011

NOVAS OPORTUNIDADES

Milagre de Sócrates. Em pouco mais de 3 anos tornamo-nos um dos países com maior percentagem de conclusão do Ensino Secundário!

Agora vamos mesmo analisar o milagre. Segundo esse mesmo estudo, depreende-se que as Novas Oportunidades são fundamentais para que tal número, que não tenho preciso, se atinja.

Ora, ja toda a gente sabe qual a minha opinião sobre as Novas Oportunidades. São um bom meio para se atingir algo que pelas vias normais não se atingia. Lembro-me do caso da Vanessa Fernandes (que é feito dela, alguém sabe?), que aderiu a este programa e fez o Ensino Secundário graças à conclusão de à volta de 10 trabalhos. É isto o exemplo de rigor?

Tudo isto leva-me a concordar com PPC quando disse que certificava a ignorância. Porque conheço pessoas que concluiram estes programas, mas que sei que se fosse pela via escolar tradicional não seria tão fácil, ou mesmo possível, de atingir. Se calhar até pode nem ser em todos os lados, mas que é na sua maioria, isso acredito que sim. Daí que, de repente, apareçam números desta estirpe.

Conclui-se que o governo Sócrates governou com ênfase especial nas estatísticas. Pelo menos assim parece, porque não acredito que todos os formandos deste programa saiam com as competências mínimas do respectivo ano de escolaridade.

Agora temos dois caminhos possíveis. Continuamos na via do facilitismo, nesta via que seguimos, e temos mais estatísticas ideais, mas fictícias, ou então seguimos por outro caminho, mais dificil, optando por mais exigência nesses programas. Mais dificil, porque é possível que haja mais desistências, o aproveitamento seja menor. Mas mais verdadeiro, porque é mais realista. Em consciência prefiro mesmo o segundo...

Sem comentários:

Enviar um comentário