terça-feira, 10 de janeiro de 2012

MAÇONARIA

Tem sido uma polémica muito presente durante esta semana. Parece que temos muitas figuras públicas que pertencem à Maçonaria.

Concordo com Medina Carreira: a importância da Maçonaria já nao é a mesma, porque as causas da sua fundação desapareceram, pelo que aquela sociedade é boa, essencialmente, para fazer carreira. Daí que não espante serem pessoas razoavelmente jovens que sejam as constituintes daquela sociedade.

Mas será que as pessoas que estão no poder não sabiam que a Maçonaria não existia? Pelo amor de Deus. Isso nem o Pai Natal acredita! Pelo que todo este "circo" só interessa com algo por trás que ainda não se descobriu (e será que se vai descobrir?). Contudo não deixa de revelar uma certa hipocrisia abordar agora com um ar de escândalo uma coisa que se sabe que existe desde sempre.

Deviam acusar-se os membros dessas sociedades? Mas não são secretas? Mas deveriam existir sociedades secretas numa democracia? A democracia obriga a transparência total, sem segredos? Ou são só os cargos públicos? - são perguntas que não interessam. Ou melhor, interessam para ver a falta de carácter das pessoas que nos têm governado, que foram capazes de pôr os interesses das sociedades secretas à frente dos interesses do país.

Sabemos que existem outras sociedades secretas. Não podemos ser hipócritas a esse ponto. E é por isso que ainda não me juntei a um partido político (para quem me faz regularmente essa pergunta). Porque só faz carreira quem é "autorizado" e não quem pode fazer a diferença. E eu dificilmente, pelo meu feitio, faria carreira. Mas poderia fazer a diferença...

Sem comentários:

Enviar um comentário