quarta-feira, 5 de novembro de 2014

LICENCIADOS A MAIS?

Angela Merkel disse que temos licenciados a mais.

E pronto. Vem o caos, cai o Carmo e a Trindade e a alemã continua a mandar bitaites sobre Portugal. Porque raio não se dedica ela à Alemanha?

E agora vamos ver se confere ou não o que ela disse.

Convém contextualizar a afirmação. Ela disse isso numa reunião na Alemanha, onde se discutia a formação profissional. Onde se discutiam as vantagens da formação profissional face a uma licenciatura. E depois até comparou Portugal e Espanha que, segundo ela, têm muita gente com "canudo" e que têm taxas de desemprego elevadas face à Alemanha. O que é verdade.

Pelo que me apercebi, ao que parece, em proporção, temos tantos estudantes no Ensino Superior como a Alemanha. A questão está na oferta que existe. E na oferta que NÃO existe. A reforma de Veiga Simão, além de massificar o Ensino Superior (e principalmente na vertente mais técnica - com os Institutos Politécnicos) dava uma importância enorme a formação de técnicos que pudessem ser importantes, mesmo que não tivessem formação superior. O mesmo que acontece na Alemanha.

No nosso caso, dos desempregados, a maioria é jovem. Ou seja, faz parte da geração mais bem preparada de sempre, como se costuma dizer. Fora todos aqueles que já saíram. E será que, a maioria deles, com o canudo que não lhes adianta de muito, se tivessem uma formação profissional, não poderiam ter um emprego em Portugal? Não se discute a qualidade da formação (afinal, se vamos lá para fora e damos cartas é porque somos bons e a nossa formação é boa, ponto final) mas sim se a oferta de formação é a mais adequada.

E nesse aspecto, entre aquilo que formamos e aquilo que empregamos, estamos a ter muitos problemas. E é nisso que nos devemos focar. E nesse aspecto, ao não conseguirmos empregar muitos dos nossos formados, acabamos por nos confrontar com um excesso de licenciados. Pelo menos em algumas áreas. E falta deles noutras. E outros que dificilmente irão encontrar trabalho nas áreas em que se licenciaram. Então sim, temos licenciados a mais.

Agora temos duas hipóteses: reclamamos com Merkel ou resolvemos o nosso futuro. Eu prefiro a segunda.

Sem comentários:

Enviar um comentário