sábado, 24 de setembro de 2016

PORTO X BOAVISTA

Meu caro Nuno Espírito Santo,

Quero desde já congratulá-lo pela vitória frente ao Boavista. É sempre um adversário complicado e, contra o Porto ainda mais, porque é sempre um derby e um derby é sempre para ganhar.

Confesso que não vi o jogo. Só li análises muito superficiais e ia acompanhando os melhores momentos pelo Facebook. Pelo que constato, finalmente compreendeu aquilo que o espera. E espero que tenha compreendido que a dispensa de Gonçalo Paciência foi um erro muito grave que terá que ser corrigido na próxima época.

É mais que óbvio que, a nível interno e contra adversários mais fracos na Champions, o Porto terá que jogar em 4x4x2. Mas não pode jogar com André Silva e Depoitre na frente. Os dois, apesar de terem diferentes características, são dois "nº 9". Logo, mesmo que se queira muito, eles não casam bem no mesmo onze. Quando muito, isso pode acontecer em casos de desespero e de "bola para a frente". Mas, na maioria dos casos, isso dificilmente acontecerá.

Logo, terá que jogar alguém com características de segundo avançado. Um pouco como Bryan e Bas Dost no Sporting e Jonas e Mitroglou no Benfica. Nós teremos que nos desenrascar com Adrian e André Silva. A propósito, se calhar Bueno também daria um certo jeito. Lopetegui, dos jogadores que trouxe que não são "murraça", até pensou bem. Casimiro e Óliver, Adrian e Bueno. Bons para 4x4x2. Azar dos diabos que ele jogava em 4x3x3. Ele não percebia mesmo nadinha dsto.

E esse segundo avançado terá que ser, que remédio!, Adrian Lopez. Ele não me parece mau de todo, afinal até jogava muitas vezes no Atlético de Madrid, mas terá que ter mais rodagem. E terá que jogar mais vezes.

De resto, meio campo com Oliver e Danilo (os jogos primeiro ganham-se e depois é que se poupam jogadores!) André André a equilibrar numa ala e Octávio a desequilibrar na outra. A defesa é esta (as rotinas ganham-se na pré-época, certo?) e a coisa tem tudo para correr bem.

E sim, quando estiver a notar que está a ser prejudicado queixe-se! Mais uma vez parece que fomos prejudicados. Hoje não fez falta, mas um dia destes até pode fazer. Relembre-se sempre disto: vai depender da sua capacidade de liderança suprir as faltas de uma estrutura que, é assumido, já viveu melhores dias.

Continuação de bom trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário