Nuno,
Vou directamente àquilo que considero que não correu bem e/ou que não foi bem feito. Houve alguns problemas que, a esta hora, já deveriam estar a ser evitados. Confesso que só ouvi o jogo pela rádio, pelo que só tenho presente o relato do jogo e nada mais.
Voltou a dar-me ouvidos e voltou a jogar em 4x4x2. Este é o sistema a usar neste tipo de jogos. Em 4x3x3 estaríamos a engonhar sem necessidade nenhuma. Contudo, ainda não se apercebeu que André Silva e Depoitre são os dois para a posição 9 e nenhum deles serve para segundo avançado? Adrian Lopez foi que nem mel para tentar resolver o assunto. Assim que entrou, a quantidade de oportunidades de golo disparou.
Continuando, tem que estabilizar. O plantel não é o melhor dos três grandes. Correctíssimo. Mas tem que estabilizar. Andar a mudar muito de jogo para jogo foi aquilo que Lopetegui fazia e que não resultava. Não sei porquê, mas a entrada de Boly pôs a defesa em cheque e, para além disso, tirar Danilo é mexer 2 em 4 (GR, os DC e o MDC), o que não ajuda a estabilizar a coisa. Não é que eles sejam maus, mas mexer muito não ajuda a dar segurança. E o senhor sabe disso.
No meio, André André conseguiu a incrível proeza de fazer mais um jogo completo. O rapaz tem a raça portista, é certo, mas a qualidade, Nuno, permita-me, fica um bocadinho aquém. E hoje, o Porto precisava de mais qualidade no passe. Logo, deveria ter entrado Óliver. Brahimi ajudou a desequilibrar e Octávio hoje não estava tão inspirado. Após tudo isto, pergunto: qual era o problema de mudar tudo ao intervalo. Quando mudou, fê-lo bem, mas já se tinham perdido mais de 15 minutos. E, se calhar, com mais 15 minutos assim até poderíamos ter marcado e disfarçado os problemas. A propósito de qualidade de passe, que é feito de João Teixeira?
Depois, aquilo que me pareceu um bocado idiota. Na primeira parte, porquê atacar com o sol a bater nos olhos? Era na primeira parte que se deveria ter matado o jogo. Logo, teríamos de ter jogado ao contrario! Não houve nenhuma alma caridosa que dissesse ao Ruben Neves a forma como, se possível, deveríamos ter começado a jogar?
Para terminar, hoje a atitude não foi a mesma de outros dias. Hoje perdemos os duelos físicos todos e houve gente que não teve muita vontade de correr. Robson, noutros tempos, depois de um jogo menos conseguido, mandou os jogadores treinar no fim do jogo. Isso, por exemplo, teria sido de valor, e penso que o Tondela não se importaria de ceder o relvado por mais duas horas. Lembra-se de ter dito, na conferência de imprensa que o Porto não ficaria atrás do Tondela em atitude? Não pareceu...
Por fim, gostei da sua performance na flash interview. Sem complexos, disse que não gostou e eu, e penso que todos os portistas, concordamos consigo. Agora, falta transportar isso para o jogo. E sim, estes jogos são mesmo para ganhar e não há volta a dar. Hoje perdemos dois pontos que nos poderão fazer falta no futuro.
Termino, como sempre, relembrando-o que a estrutura já não é o que era. Lembre-se que será a sua capacidade de liderança que fará a diferença entre as coisas correrem bem ou não. E hoje, penso, a sua forma de conduzir a equipa não foi a mais adequada. E, como tal, hoje as coisas não correram bem. Deu para reter.
Sem comentários:
Enviar um comentário