segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

TREINADORES

Vercauteren saiu do comando técnico do Sporting. Mais um treinador que não percebia nada de futebol e que cometia erros de palmatória. Entrou Jesualdo. Que é conhecido por ter equipas que funcionam como relógios suíços. Sempre da mesma forma, sempre certinhas, com maior ou menor qualidade. Veja-se o caso do Porto ou do Braga.

Começou bem. Duas vitórias em dois jogos. Um aplauso também para mim que percebi mais cedo do que os outros senhores que eram pagos para isso que a equipa do Sporting estava assente em muitos erros estratégicos. Ora vejamos:

  • Rinaudo é um trinco muito bom e tem de jogar sempre. Bingo! Sporting mais estável.
  • Labyad de preferência no meio, mas pelo menos na esquerda. Bingo! Fez um belíssimo jogo hoje.
  • M. Lopes fez um bom jogo hoje, demonstrou ser uma belíssima aquisição. Cedric e Árias são muito novos para o Sporting. Bingo! Sporting com mais consistência defensiva.
  • Adrien nunca foi nem nunca será um "10" como o conhecemos. Jesualdo colocou-o a "8". Bingo! Outro jogaço.
  • RVW está menos finalizador, mas joga melhor, porque tem gente com quem tabelar, como ele gosta. Mais uma certa.
Conclusão: tenho mesmo de fazer um curso de treinador de futebol. Pode ser que seja mesmo o meu futuro. Depois tenho de arranjar preparadores físicos, uma vez que dessa parte eu percebo muito pouco...

Vitor Pereira hoje demonstrou que, apesar de tudo, é muito fraco como treinador. Falhou na preparação da época (é impossível ter só um PLC e um extremo - Izma não é extremo, nem nada que se pareça... - disponíveis para um jogo desta importância, mesmo com os compromissos de selecções que possam existir) e hoje falhou como treinador: Lucho estava a pedir para sair antes de Defour, que jogou muito bem, e ficou quase até ao fim do jogo. Acredito piamente que com Izma na direira e Varela na esquerda, com Defour e Moutinho teriamos ganho o jogo ou, pelo menos, passado metade das aflições que passamos.

Jesus mostrou que é tacticamente um treinador de top, que no banco mexe muito bem em termos estratégicos. Mas que tem um complexo qualquer com o Porto, porque as equipas dele não rendem contra o Porto. Independentemente do adversário, o SLB tem equipa para dominar o jogo e meter um ritmo alucinante com qualquer equipa em Portugal e hoje não o fez. Deveria tê-lo feito. Se o fizesse teria (como eu previa) ganho e deixado o Porto a 3 pontos e muito mais pressionado, sendo que o Porto ainda tem que ir a Alvalade, a Guimarães e a Paços, enquanto que o Benfica recebe o Sporting, recebe o Paços e penso que vai a Guimarães. O Benfica ainda vai a Braga.
Ou seja, o SLB poderia perfeitamente ter dado o golpe de misericórdia neste campeonato, decidindo-o a seu favor. Mas não o fez. Por isso o campeonato está mais renhido do que nunca.

Mas estou mesmo a pensar em fazer um curso de treinador de futebol. Pelo menos parece que os anos que levo de FM estão mesmo a dar jeito para alguma coisa...

Sem comentários:

Enviar um comentário