Só falto mesmo eu dar a minha opinião sobre a RTP.
Primeiro, não conheço estudos nenhuns sobre a melhor solução para a RTP. É por aqui que quero começar. Portanto, tudo aquilo que escrevo é apenas uma opinião, que pode ser mudada pela base, caso me garantam que ficar com a RTP é lucrativo.
Quando se diz que a RTP deu lucro nos dois últimos anos está a incorrer-se numa falácia. Falácia, porque apesar de ser verdade, o Estado teve de injectar quase 350 milhões de euros para cobrir o serviço da dívida que a RTP foi acumulando.
Para além disso, quer a SIC, quer a TVI, quer alguém que tome conta da RTP pode fazer aquilo que se chama de "serviço público". Mas tanto enfoque nesta expressão, quase faz subentender que existe um "serviço privado", com toda a conotação negativa que os portugueses, tendencialmente de esquerda, lhe aplicam. Ora, este último "serviço" não existe, pois não? É sempre público, podendo ser prestado por entidades públicas ou por privadas.
O fecho da RTP 2 é do mais elementar acto de gestão. Se não tem audiências, para que raio deveria manter-se em funcionamento? Porque raio é que o Estado tem de aguentar algo que em condições normais qualquer empresa não aguentaria? É que foi este tipo de raciocínio, de querer chegar a todos os lados, que nos pôs no sítio a que chegamos há um ano e pouco.
Pelo que sou até absolutamente a favor do fecho da RTP. TODA! Sem concessões, vendas, PPP ou de outra maneira qualquer. FECHAR PARA BALANÇO! O problema é que temos uma constituição que não o permite. É uma constituição defeituosa e que tem problemas por todos os lados. Mas é a que temos e temos que nos aguentar. Ou mudá-la.
Pois...mas isso parece que a nossa classe política não quer...
Sem comentários:
Enviar um comentário