Pelos vistos, a nossa Ministra da Educação disse, em entrevista ao jornal semanário Expresso, que pretende acabar com as retenções, pois, segundo ela, não favorecem em nada os alunos.
Diz que quer acabar com os vulgos "chumbos" dos alunos, um tanto ou quanto à semelhança do sistema educativo Finlandês, que desde há uns anos que anda na moda dos portugueses.
Ora, só há duas maneiras de isto se fazer, pelo menos no imediato. Ou se dá um toque de varinha mágica aos alunos e eles passam a saber o suficiente, ou então aumentam-se as condições, quer a nível de recursos humanos, quer a nível de instalações. Como o segundo parece não estar para acontecer, uma vez que andamos em contenção de despesas, só mesmo com um milagre.
Confesso que ainda não li a entrevista, mas que ando mortinho por a ler lá isso ando. Quero ver com atenção aquilo que diz a ministra sobre isto.
Um outro disparate que se fez foi a Reforma do Ensino Artístico em Portugal, que se constitui numa autêntica palhaçada. Esta reforma não tem pés nem cabeça, como ja referi em conversas com outras pessoas, mas pronto, quem manda não sou eu, mas também não percebe nada do assunto. As minhas justificações para achar isto um disparate pegado são as que constam no link que aqui vou deixar:
http://ideias-soltas.net/2008/02/28/ensino-artistico-especializado-e-ensino-generico/
Ora nem mais, são mesmo estas.
Sem comentários:
Enviar um comentário