quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O FIM DE UMA LENDA

Como já referi, é importante descobrirmos antes dos outros quando é que devemos parar, para que depois não aconteçam situações como esta.

Ronaldo Luís Nazário de Lima, mais conhecido como Fenómeno, saiu do Brazil em 1996 para o PSV onde deu nas vistas. Daí ao Barça foi um pulinho, e daí seguiu até ao Inter. Aqui fez um trabalho de reforço muscular que o transformou de uma silhueta franzina para o "touro" como o conhecemos hoje. Resultado, como todos os outros, quando temos excesso de peso (quer de massa muscular, quer de massa gordurosa) o corpo queixa-se. E o dele queixou-se mesmo. Roturas de ligamentos nos dois joelhos e mais de ano e meio sem jogar. Seguiu para o Real Madrid, já sem a velocidade que o caracterizava, mas com a inteligência de sempre. Dispensado por Capello foi para o Milan AC onde mais uma rotura dos ligamentos de um joelho o fez parar. Foi recuperar para o Brasil e quando se pensava na sua retirada, eis que assina um contrato com o Corinthians, onde permanece.

Ora, antes do Mundial, Ronaldo dá uma entrevista a um jornal.

http://www.ionline.pt/conteudo/61750-ronaldo-fenomeno-comeca-pensar-na-retirada


Pois bem, ele acertou. Só não teve coragem de fazer o que se exigia, que era, de facto, a sua retirada. O que acontece depois é que, como todos sabemos, se ficamos tempo a mais em alguma coisa, deixamos de ser bons e os nossos defeitos começam a vir ao de cima. E foi mesmo o que aconteceu.

http://www.ionline.pt/conteudo/74246-um-fenomeno-xxl-no-salario-no-curriculo-e-no-equipamento


Eu comecei a ver futebol com este indivíduo a brilhar no Barça e no Inter, com arrancadas que não lembravam a ninguém, e que lhe valiam golos fantásticos. Lembro-me de um contra o Bétis (acho eu...) que ele arranca do meio campo, tira 4 jogadores da frente e manda um balázio que ninguém defendia. Depois no Real Madrid, já mais parado e mais gordo, ainda marcou uns golaços e tive o prazer de o dirigir, pois claro no CM 03-04, onde era um dos melhores jogadores do jogo.

Mas depois disto, quem vem depois e que já não viu este indivíduo no seu auge, o que vai pensar? O que vai dizer? O que vão dizer os júniores do Corinthians que viram este homem com 102 quilos e que nem um júnior conseguiu fintar? Que fenómeno é este?

E eu pergunto: porque não se retirou do futebol enquanto era tempo? enquanto era recordado como um jogador fantástico, apesar das lesões?

Assim se concretiza o fim de uma lenda do futebol... É pena...

Sem comentários:

Enviar um comentário