Depois de tanta boa gente ter dado a sua opinião sobre o que se passou naquela célebre etapa dõ Tour, era o que mais faltava se eu, um apreciador da modalidade, não tivesse também uma palavra a dizer sobre a matéria.
O que se passou foi isto: Andy Schleck resolveu atacar na última subida do dia daquela etapa, ataque ao qual Contador não respondeu de imediato e ao qual só respondeu Vinokourov, colega de equipa de Contador, saiu a corrente ao primeiro ciclista. A consequente paragem devido a este facto foi aproveitada por Contador para um contra-ataque, que permitiu ganhar, no fim da etapa, qualquer coisa como 4o segundos, os suficientes para conquistar a camisola amarela, no fim do dia. Contador, no fim do dia, reage às criticas de que foi alvo dizendo que não se apercebeu da situação e que não tinha visto que Schleck tinha parado, coisa que ninguém acredita, pois claro.
Posto isto, vamos ao que interessa. É verdade uma coisa. Contador não esteve bem, podia ter esperado pelo seu concorrente mais directo pela vitoria no Tour, mas não o fez. Contudo, Schleck também procedeu deste modo na etapa do pavé no inicio deste mesmo Tour e ganhou o tempo importantíssimo para compensar o péssimo prólogo que fez. De recordar que Armstrong também teve problemas nesse dia e ningúem esperou por ele, nem por Contador que também teve esses mesmos problemas. E no entanto também não veio mal nenhum ao mundo nesse dia. Na minha opinião Contador esteve bem, contra-atacou e pronto. Se ele tivesse caido por uma acção extra-ciclismo (por exemplo uma queda por um empurrão de um espectador...) era outra coisa. Agora problemas mecânicos fazem parte do jogo e podem definir um jogo. Por exemplo, quando parte um motor num carro de F1 ninguém espera pelo acidentado, pois não?
Contudo, podemos ter aqui um problema interessante, resultado da interpretação desta atitude. Contador não está no seu melhor. Acho que o ideal para ele era o Tour estar a começar agora e não já estarmos na última semana. Penso que a preparação que ele teve não foi a mais adequada e ele sabe disso. Contudo, o facto de ele ser um ciclista muito talentoso, cai-lhe permitindo disfarçar bem esta situação. E Schleck está melhor que em anos anteriores. E este é o principal problema: será que se Contador estivesse no seu melhor, não teria esperado por Schleck? Não será este um sinal evidente da dificuldade que Contador tem em conseguir aguentar Schleck? Não será este um indicador da falta de confiança de Contador?
Hoje é dia de descanso no Tour. Amanhã é uma etapa decisiva, com chegada ao Col du Tourmalet, uma subida mítica do Tour. A ver vamos como corre. Como se sairão os dois mais fortes ciclistas da Volta a França. Será que podemos incluir Menchov no grupo? A ver vamos amanha e claro que eu estarei a ver a etapa toda nesse dia!
Sem comentários:
Enviar um comentário