terça-feira, 13 de julho de 2010

IRREALIDADES

O cumulo da (ir)realidade:

http://dre.pt/pdf1sdip/2005/11/215B00/64616463.pdf

Presumo que se pense que com isto se pense que os alunos consigam fazer mais coisas que, em condições normais, por falta de capacidades ou outra coisa qualquer, não conseguiriam fazer.

Contudo transformam-se professores em autênticos homens (ou mulheres...) da burocracia, o que não deixa de ser estranho. E depois vêm com coisas do género "Pedagogia diferenciada na sala de aula"... Onde??? Como??? Ficam os outros para tras??? Vêm outros professores??? Com que dinheiro, se o Ministério não dá??? Querem fechar escolas??? E agora, como é que isto se aplica??? Ficam 20 alunos a olhar para um que tem mais dificuldades???

Depois vem a parte mais cómica. São os professores que têm que fazer os planos (tanto plano para quê???) e resolver todos os problemas com os "encarregados de educação", vulgos pais, mas é a direcção executiva do agrupamento de escolas, que nunca viu o aluno, nem sabe qual é a cara dele que vai decidir se é relevante ou não chumbar um aluno...Ah!, e o ponto mais fantastico ainda é que o professor do aluno em causa, não poderá estar presente para defender o seu ponto de vista, mas sim um coordenador que, também, pode nunca ter visto o aluno na vida.

Posto isto, que realidade é esta??? Que exigência se pretende para a escola pública??? Menos abrangente, qual é o nexo deste despacho do Sr Secretário de Estado da Educação, na altura, Valter Lemos???

Enfim...Portugal ao seu melhor estilo...

Sem comentários:

Enviar um comentário