terça-feira, 17 de maio de 2011

DÍVIDA - REESTRUTURAR?

Tem-se falado muito nesta campanha eleitoral sobre a reestruturação da dívida.

É bom falar-se disto nesta altura, porque é agora que as coisas se devem colocar, para percebermos todas as diferenças entre as diversas situações.

Portugal assinou um pacote de resgate para que não entre em situação de insolvência. Contudo isso trás algumas condições por trás, que podem não ser as mais bonitas deste mundo (ver MoU, troika, neste link...). Pelo contrário, o BE e o PCP defendem que seria preferível reestruturar a dívida.

O problema que eu coloco é se será preferível fazê-lo agora, ou mais tarde, depois de estar a divida um bocadinho mais controlada e o pacote a ser cumprido na totalidade.

Na minha opinião, fazê-lo agora seria prejudicial. Porque os nossos credores não iriam ser nada simpáticos connosco. Fazê-lo depois até poderia ser importante. Concordo neste aspecto com PPC. De todo o modo, é bom esperar por mais desenvolvimentos sobre esta matéria...


P.S.: Não vou comentar o que se passa com Dominic Strauss-Kahn até existir uma decisão final por parte das autoridades judiciais.

Sem comentários:

Enviar um comentário